Notícias IMA
Fabrico de hóstias sem glúten no IMA

O Instituto Monsenhor Airosa, exporta, para vários países, hóstias sem glúten, devido a uma rara autorização concedida pelo Vaticano, que permite o fabrico daquele tipo, próprio para celíacos.

A doença celíaca caracteriza-se por uma intolerância ao glúten, provocando inflamações no intestino delgado. O glúten é um nutriente presente em grande parte das farinhas, nomeadamente na farinha com a qual, segundo o Direito Canónico, devem ser feitas as hóstias, o que impede os doentes celíacos de comungar, através do "corpo de Cristo".

A hóstia que, segundo as regras canónicas, tem de ser feita através da mistura de água e farinha, "cozida sem azeite e sem nenhum outro componente", representa, na celebração da eucaristia cristã, o "corpo de Cristo", sendo dada ao crente, no momento da celebração da Comunhão.

Como é feita com farinha, e a farinha tem glúten, a hóstia "normal" é prejudicial para quem sofre de doença celíaca. Aos portadores desta doença é permitido comungar através do vinho, embora no caso das crianças tal seja mais "complicado", daí a crescente procura de hóstias "livres" de glúten.

O fabrico de hóstias sem glúten foi também noticiado no Correio da Manhã TV, TVI, entre outros.


RUA MONSENHOR AIROSA
4704 - 537 Braga
Tel. 253 204 150
Fax. 253 204 151
E-mail: geral@imairosa.pt 
powered by Peakit