Prosseguindo o lema de Monsenhor Airosa “Pela religião, pela instrução e pelo trabalho”, procura-se, em ambiente familiar, promover a aquisição de competências pessoais, sociais e parentais. Estas irão facilitar uma desinstitucionalização em tempo útil, ora pelo retorno à família, ora pelo processo de preparação para a autonomia de vida.
Ao longo deste processo, faz-se um acompanhamento personalizado, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar com vista ao recuperar da auto-estima e da autoconfiança, permitindo o desenvolvimento dos vínculos afectivos estruturantes de uma personalidade em maturação.
Confiantes nas potencialidades de cada um, definem-se projectos de vida enquadrados por uma orientação vocacional personalizada.
Fazendo uma opção clara pela educação integral, contemplando a vertente intelectual, espiritual e humana, as jovens são inseridas em Cursos Profissionais, no Ensino Regular e Universitário e, quando necessário, em escolas especializadas, tendo sempre em atenção as suas expectativas e o diagnóstico previamente realizado. Pontualmente, é proporcionada a colaboração de algumas famílias de afecto ou outras, que, para além de um complemento na vertente da socialização, proporcionam a aquisição de competências variadas, nomeadamente nos serviços domésticos e no acompanhamento de idosos.
São nossos objectivos: favorecer a integração na comunidade, criar hábitos de trabalho, ampliar os contactos sociais, potenciar a abertura ao meio. Procura-se, sobretudo, promover uma vida saudável e sem riscos.