Valências Sociais
Lar de Idosas

Com um número ideal, este lar acolhe dez senhoras proporcionando um ambiente familiar de entreajuda e bem-estar físico e mental. Estão criadas as condições para promover uma saúde ajustada a cada situação e para cuidar com todo o carinho e atenção na doença e na debilidade. Não são descuradas as ocasiões onde possam desenvolver-se sentimentos de relação e de pertença e onde possa, com entusiasmo, celebrar-se o dom da vida.

A definição de estratégias e actividades na valência de Lar de Idosas tem como pressupostos: assegurar as condições necessárias para um ambiente humanizado, confortável e sereno; proporcionar maior bem-estar e equilíbrio psico-afectivo e optimizar oportunidades de convivência social entre as utentes, tanto no seio institucional, como no contexto da sociedade em geral.

Sendo um número reduzido de utente é prestado um olhar mais atento sobre as suas idiossincrasias, carências sócio-emocionais e qualidade de vida.

Para que o processo de envelhecimento possa ser vivido na sua plenitude, é muito importante que os períodos de lazer das utentes sejam preenchidos com actividades pelas quais sintam especial interesse. Nesse sentido, procura-se motivar as utentes a participar em actividades de índole cultural e pedagógica Esta componente é essencial para o bem-estar emocional das utentes, tendo efeitos positivos na saúde física e retardamento do processo de envelhecimento.

Há uma procura notória por actividades que avivem e enriqueçam a sua vida espiritual. São utentes que guardam histórias de vida de intensa interioridade e vivência cristã. Neste contexto, a realização de celebrações espirituais e de rotinas de oração não pôde ser descurada. Constatamos que a componente espiritual se tem verificado útil para o fortalecimento das relações interpessoais, inter-ajuda e bem-estar pessoal.

A intervenção técnica enquadra-se primordialmente na manutenção dos laços afectivos com familiares e principais figuras de referência. As histórias de vidas constituem domínios pessoais fortemente valorizados pelas utentes de lar de Idosas. Existe, especial dedicação técnica para ouvir e acompanhar essas histórias, bem como os sentimentos e emoções inerentes ao percurso de vida.

Destaca-se uma atenção especial nos cuidados de saúde física e mental e na promoção do bem-estar. Com presença semanal do médico Dr. Ricardo Armada, as utentes do Lar de Idosas podem expor as suas dificuldades e problemas, no que diz respeito à saúde. Sempre que necessário, encaminham-se para consultas de especialidade.

A supervisão da higiene e limpeza dos espaços é devidamente assegurada, bem como uma alimentação cuidada e saudável.

O acompanhamento está assegurada nas 24 h do dia, pelas ajudantes de Lar que articulam com a Equipa Técnica.

RUA MONSENHOR AIROSA
4704 - 537 Braga
Tel. 253 204 150
Fax. 253 204 151
E-mail: geral@imairosa.pt 
powered by Peakit