Valências Sociais
Residências de Transição

O IMA nutria, há muito tempo, a vontade de criar um projeto com a finalidade de proporcionar uma resposta social às necessidades e problemáticas inerentes à população jovem aqui acolhida: as Residências de Transição.

Em 2013, concluiu a reconstrução do edifício contíguo, mas independente da sede do IMA - na Rua de S. Geraldo – dando-se assim, o derradeiro passo para a implementação do projeto das Residências de Transição.

Com este projeto pretende-se fomentar o treino de competências pessoais e sociais, percepcionando o indivíduo nas suas vertentes biopsicossociais, preparando as nossas jovens para um futuro autónomo, responsável e competente em “meio natural de vida”.

O espaço físico destas residências é independente do IMA, o que valoriza o  potencial humano, reduzindo as desigualdades pessoais e sociais e criando condições que favoreçam o pleno exercício da cidadania.

Em fase experimental encontra-se, entretanto, já em funcionamento um apartamento de pré-autonomização habitado por jovens mais velhas que se encontram numa fase avançada de autonomização. A atividade deste lar pretende acolher e educar as jovens, preparando-as para vidas autónomas - explorando sempre a possibilidade da reintegração familiar quando esta se verificar como minimamente aceitável e viável. Para este efeito, procura-se sempre e pelos mais diversos meios acompanhar e interagir, se possível, no meio familiar de origem.




RUA MONSENHOR AIROSA
4704 - 537 Braga
Tel. 253 204 150
Fax. 253 204 151
E-mail: geral@imairosa.pt 
powered by Peakit