História
Monsenhor Airosa

João Pedro Ferreira Airosa nasceu a 20 de Dezembro de 1836, na freguesia de S. Pedro de Maximinos, na cidade de Braga. Em 1859, contando 23 anos de idade, é ordenado de presbítero, celebrando a sua primeira missa no altar de Nossa Senhora da Piedade, na Sé Primaz.

Depois de uma curta passagem pela sua paróquia de Maximinos, como coadjutor, foi pároco encomendado na freguesia de Pousa, do concelho e arciprestado de Barcelos, e daí voltou à cidade de Braga, onde exerceu as funções de Capelão da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo, durante 20 anos.

É durante a sua permanência na capelania do Carmo que as palavras dos missionários Carlos Rademaker, João Baptista Meli e outros, o alertam para os problemas de fé e de prática religiosa, bem como, para uma série de problemas de carácter moral e social aos quais urgia dar resposta. Terá sido essa a razão fundamental que levou o P. Airosa a encabeçar um projecto apoiado pelas filiadas na Pia União das Filhas de Maria para recuperar e reabilitar mulheres jovens com condutas desviantes.

O P. Airosa funda, então, a Casa D’Abrigo, ficando instalada, num primeiro momento na rua do Areal, em S. Víctor. A estratégia de reabilitação assentava, desde o seu início, numa pedagogia triangular – religião, instrução e trabalho. Socorre-se de todas as pessoas de boa vontade e dos políticos influentes e, pouco a pouco, vai mudando de casa para responder às crescentes solicitações, até conseguir as instalações definitivas do antigo Convento da Conceição, à rua dos Pelames.

Num mundo carente de referências e de valores profundos, o P. Airosa foi um homem de uma fé profunda e fecunda, vivendo a vida num esforço contínuo de aperfeiçoamento espiritual que se traduziu numa exigência ética irrepreensível. Um homem de fé corajosa que se deixou conduzir por um ideal, numa entrega total a uma causa humanitária. Era, indubitavelmente, um homem de grandes ideais que, um dia, acalentou um sonho e o concretizou.

Monsenhor Airosa faleceu, santa e serenamente, no dia 25 de Setembro de 1931, no seu aposento da “Casa do Capelão”. 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Para saber mais sobre a vida e obra de Monsenhor João Pedro Ferreira Airosa, vide "Do Convento ao Instituto – Portas para a Vida", coordenação de Ernesto Português, Ed. Instituto Monsenhor Airosa, disponível no IMA (25,00€).



RUA MONSENHOR AIROSA
4704 - 537 Braga
Tel. 253 204 150
Fax. 253 204 151
E-mail: geral@imairosa.pt 
powered by Peakit